Conheça a Passage Du Gois: uma curiosidade da engenharia civil

Imagine passar por um local e, na volta, ele não estar mais lá? Pois é! Se um dia você for à França, vale a pena conhecer a Passage Du Gois, uma estrada que desaparece duas vezes ao dia. E como isso é possível? É perigoso? Saiba mais sobre esse fenômeno que deixa muitas pessoas surpresas!

engenharia civil

Como é a Passage Du Gois? Uma curiosidade da engenharia civil!

Essa curiosidade da engenharia civil é a única estrada que liga a Baía de Bourgneuf com a ilha de Noirmoutier, no departamento francês da Vendée. Tem 4 quilômetros e fica no meio do mar, como uma espécie de ponte, que é engolida pelas águas duas vezes ao dia, por algumas horas, sempre que a maré sobe.

A altura da água em alguns pontos pode chegar a até 4 metros, o que torna o trânsito impossível. Por isso, é considerada perigosa, embora seja usada normalmente pelos moradores locais, que preferem essa alternativa ao invés de uma ponte convencional.

A Passage Du Gois (termo que significa ”ficar com os sapatos molhados após atravessar a rua”) foi construída há cerca de 200 anos e é palco de provas tradicionais da França, como a Tour de France, uma competição de ciclismo que acontece desde 1903, e a Foulées du Gois, uma corrida contra a água, tradicional desde a década de 80 – o vencedor é aquele que atravessa a estrada antes que ela seja submersa.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com essa característica bem peculiar, há vários anúncios alertando curiosos e turistas sobre o perigo dessa rua, além de torres de resgate que podem ser escaladas facilmente por quem ficar ilhado enquanto espera por ajuda.

Segundo especialistas, essa paisagem é conhecida como causeway, uma formação geológica que aparece em praias mais rasas, como uma elevação que parece uma estrada no meio do mar. Outro país que conta com um fenômeno parecido é a Arábia Saudita, com a Ponte do King Fahd, localizada no Golfo Pérsico.

Gostou? Então confira aqui no blog outros posts interessantes sobre engenharia civil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.