Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre as lâmpadas de LED, não é mesmo? Mas quais são as vantagens das lâmpadas de LED?
Utilizadas na iluminação de casas e estabelecimentos comerciais, essas lâmpadas surgiram no ano de 1962 e, nos dias atuais, já são consideradas uma das melhores opções. Isso acontece porque elas utilizam o LED, um componente eletrônico semicondutor, que transforma a energia elétrica em luz.
Pensando nesse assunto, vamos apresentar no post de hoje quais são principais modelos de lâmpadas de LED existentes, quais são as suas indicações, as diferenças para os outros tipos de lâmpadas e ainda quais são as vantagens das lâmpadas de LED para iluminar os ambientes. Está interessado no assunto? Então continue com essa leitura!
Afinal, quais são os tipos de lâmpadas de LED?
Atualmente, já é possível encontrar no mercado diversos tipos de lâmpadas de LED. Entretanto, é importante conhecer os principais modelos, a fim de que você faça a escolha adequada baseada na recomendação da própria lâmpada e do ambiente que você deseja colocar. Os principais são:
- tube, também chamada de tubular, com formato cilíndrico e geralmente utilizada em ambientes comerciais, como escritórios, indústrias e estabelecimentos escolares;
- AR e PAR, considerada a melhor opção e a mais econômica para substituir as lâmpadas halógenas encontradas em casas e apartamentos;
- dicróica, utilizada para auxiliar na iluminação de espaços externos e, em especial, para ser usada com fins decorativos no lugar das lâmpadas halógenas.
Qual é a diferença entre as lâmpadas?
Hoje em dia, encontra-se no mercado três tipos principais de lâmpadas: as de LED, asincandescentes e as fluorescentes. No entanto, existe uma diferença imensa entre elas que está diretamente relacionada com o consumo de energia.
Uma lâmpada de LED de 4,5 W, por exemplo, consome a mesma quantidade de energia do que uma incandescente de 60 W. A lâmpada fluorescente é um pouco mais econômica do que a incandescente, porém, ainda sim existe uma grande diferença, já que uma lâmpada de LED de 18 W consome a mesma quantidade de energia do que uma incandescente de 40 W.
Quais são as vantagens das lâmpadas de LED?
Ao optar pelas lâmpadas de LED na iluminação de sua casa, você aproveitará significativas vantagens. Confira as principais!
Economia de energia
Como já mencionamos, as lâmpadas de LED são capazes de consumir bem menos energia do que as demais lâmpadas, certo? Isso significa que você terá uma diminuição, expressiva, em sua conta de luz.
Maior tempo de vida útil
Outra entre as vantagens da lâmpada de LED é que o tempo de vida útil da lâmpada de LED é bastante superior aos outros tipos. Enquanto a incandescente dura cerca de mil horas, a fluorescente dura cerca de dez mil horas e a de LED chega até 40 mil horas.
Iluminação mais agradável e sem transmissão de calor
Uma iluminação feita com luminárias de LED é mais agradável e intensa. Por isso, você consegue um ganho estético, inclusive em decorações. Além disso, as lâmpadas permitem direcionar a luminosidade e não transmitem calor, tampouco raios ultravioletas.
Fácil descarte
Por fim, as lâmpadas de LED são de fácil descarte, acabando com a necessidade de procedimento especial. Isso acontece porque, ao contrário das lâmpadas fluorescentes, elas não possuem, em sua composição, metais pesados, como o mercúrio e o chumbo.
É isso aí, agora que você viu quais são as principais vantagens de utilizar lâmpadas de LED na iluminação de sua casa e ainda quais são os principais tipos existentes, não perca tempo e garanta os benefícios que elas proporcionam. Não se esqueça de que é uma maneira de ter um serviço com mais qualidade e que, ao mesmo tempo, te proporciona economia.
Gostou? Então confira mais conteúdo interessante sobre Engenharia Elétrica aqui no blog ou no nosso site!