Seja pelo aumento das tarifas por parte do governo ou pela quantidade cada vez maior de eletrônicos e eletrodomésticos dentro de casa, a conta de luz aumenta a cada ano que passa, concorda? Pensando nisso, criamos 4 dicas para diminuir a conta de luz super simples, mas que fazem toda a diferença, na hora de economizar. Confira!
1) Comece a trocar seus aparelhos obsoletos
É claro que você não vai sair trocando todos os eletrônicos da casa de uma vez só para diminuir a conta de luz, mas saiba que um dos piores vilões da sua conta de luz é o uso de aparelhos antigos, como aquela geladeira de mais de 30 anos ou um forno que consome o dobro do que um atual. Quando for trocar os eletrodomésticos, é importante também sempre ficar ligado no nível de consumo estipulado pelo Inmetro, dando preferência pelos que possuem consumo “A”.
2) Carregador na tomada gasta energia sim!
Essa depende apenas de você, sem precisar investir 1 real em um novo aparelho, nem nada! Sabe aquele carregador de celular que fica plugado na tomada o dia inteiro, mesmo que não esteja sendo usado? Ao contrário do que dizem por aí, ele gasta energia sim e te impede de diminuir a conta de luz. Se você mora em uma casa com mais algumas pessoas e todas elas deixam o carregador na tomada 24 horas por dia, saiba que você está gastando algumas dezenas de reais a mais todos os meses.
3) Abra as janelas!
Um dos erros mais clássicos que joga o valor da sua conta de energia lá para cima é a falta da utilização de luz natural durante o dia. Muitas pessoas acabam acendendo uma lâmpada ou ligando um ventilador por mera acomodação, ao invés de arejar e iluminar a casa naturalmente.
Caso você ainda esteja planejando a arquitetura de sua casa, fica a fica: procure sempre colocar janelas na maioria dos cômodos e também em uma posição que o sol consiga iluminar de maneira mais efetiva.
4) Lâmpada incandescente nunca mais
Esta é a campeã de gastos de energia desnecessário no fim do mês. Caso você ainda utilize lâmpadas incandescentes (que já nem são mais vendidas pelo alto consumo), recomenda-se trocá-las imediatamente!
Para se ter uma ideia, uma conta simples mostra que novas tecnologias de lâmpadas pode significar uma economia de 75% nos custos final. Caso opte pelas lâmpadas fluorescentes, sua economia já será notada, entretanto caso queira investir um pouquinho mais e adquirir lâmpadas de LED, o retorno a longo prazo é ainda mais impressionante.
Gostou? Então não deixe de conferir mais conteúdo interessante sobre Engenharia Elétrica aqui no blog ou no nosso site!