4 dicas para otimizar o uso de fios e cabos em obras

Você sabe a importância da escolha correta dos materiais elétricos em uma obra? Sabe diferenciar os fios e componentes que vai precisar utilizar?  Sabe como se dá o uso de fios e cabos em uma obra? Conhece os benefícios de escolher os produtos certos? Caso alguma dessas respostas seja negativa, a solução do seu problema está neste texto.

Abaixo você vai ver 4 dicas que vão lhe auxiliar em qualquer reparo ou obra que decidir fazer em casa. A escolha dos materiais, os locais que eles devem ser usados, as características de cada um e muito mais. É hora de ter certeza da economia e da qualidade na parte elétrica.

1. Faça um projeto perfeito

O projeto da obra precisa ser muito bem feito, no sentido de ser detalhado, sem furos ou imprecisões. Quanto melhor for esse planejamento, menores vão ser os gastos e a qualidade vai ser de primeira linha.

Esse projeto precisa ser desenhado, principalmente, com a definição ao uso de fios e cabos. Todos os materiais elétricos utilizados na obra são importantes, mas os fios são as veias do sistema, é o principal produto. Por isso, fique bem atento a todas as alternativas.

2. Escolha os materiais elétricos certos para o uso de fios e cabos

Bitolasfioscaboscondutores, aterramento, padrões. São diversos os equipamentos que você vai utilizar na sua obra e todos são essenciais para o sucesso do projeto:

  • fios — são feitos de cobre e usados em instalações residenciais e industriais;
  • cabos — existem diversos tipos. Eles são um conjunto de fios que podem ser rígidos, flexíveis, muito flexíveis paralelos;
  • bitolas — esse é nome dado para o diâmetro dos fios elétricos. A depender do tamanho, é utilizado para determinado circuito. Os menores para aparelhos ou tomadas com menos energia e os maiores para os mais complexos;
  • condutores — são exatamente o conjunto de fios e cabos elétricos que vão formar a veia responsável pela eletricidade nas casas, prédios, indústrias e cidades;
  • aterramento — é quando um fio de cobre é enterrado para que a corrente elétrica siga para o solo e não queime algum equipamento importante e uma pessoa não sofra descarga elétrica, se o eletrônico estiver em uso;
  • padrões — é o equipamento que está o centro da instalação elétrica na sua residência ou comércio. Nele dá para ligar ou desligar qualquer coisa.

3. Padronize suas instalações

As cores e os formatos são muito importantes na hora da instalação de materiais elétricos. É necessário que o mesmo tipo de fio ou cabo seja utilizado para a mesma função dentro de todo o ambiente. Por exemplo, os fios das tomadas de toda a casa precisam ser do mesmo padrão. Assim também deve ser com o chuveiro elétrico, lâmpadas e outros aparelhos.

Com isso, na hora de realizar algum conserto, fica muito mais fácil para o eletricista encontrar o problema e solucioná-lo, além de ajudar na própria realização da obra, já que todos os trabalhadores vão saber a utilidade de cada um desses cabos e fios.

4. Avalie os condutores utilizados

Os condutores que forem instalados precisam, obrigatoriamente, aguentar a força elétrica que vai recair sobre eles. Não adianta utilizar um fio fino se a carga é muito forte. Ele não vai aguentar, pode gerar um curto-circuito e outros problemas até mais graves.

Por isso, fique atento a todas as etapas da obra na sua casa, loja, indústria ou prédio. Confira de perto se os componentes utilizados são realmente os necessários e evite o desperdício ao preparar um plano bem detalhado, organizado, que não deixe qualquer medida fora do lugar.

Se tiver gostado deste texto sobre materiais elétricos, não se esqueça de conferir nossa seção de Engenharia Elétrica aqui no blog ou no nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.