Quadro elétrico e disjuntores: entenda a função e importância

quadro elétrico é um dos equipamentos mais importantes de uma residência. Afinal, ele tem o controle da distribuição de energia elétrica dentro de um imóvel.

Neste post, vamos explicar em mais detalhes as suas funções, a sua importância, como ele garante a sua segurança e de sua família, além de cuidados para que ele funcione sem problemas. Então, leia com atenção! 

O que é um quadro elétrico e qual é a sua função?

Quadro elétrico ou quadro de distribuição é o aparelho responsável por receber eletricidade da companhia elétrica redistribuir para o resto da casa. É dele que partem todos os fios da sua moradia.

Ele é uma das partes mais importantes de toda a instalação elétrica, pois contém todos os cabos da fiação e leva a energia para as tomadas e os cômodos da construção.

Além disso, é o quadro de distribuição que decide quanto de carga elétrica cada fio deve receber. Por isso, ele também contém dispositivos de proteção, como os disjuntores.

O que são disjuntores e qual é a sua função?

Disjuntores são as famosas “chaves“. Eles são os aparelhos responsáveis por proteger sua casa na hipótese de algum erro ocorrer na rede elétrica, e funcionam como um interruptor, cortando a energia do circuito. Com eles se evitam diversos acidentes, como choques e até mesmo incêndios.

Existem dois tipos de disjuntores mais conhecidos: o DTM e o DR.

DTM é o disjuntor termomagnético. Ele funciona por meio de um sensor de temperatura. Quando há uma corrente excedente, acontece uma geração de calor. Ao sentir essa mudança, o DTM aciona dispositivos que desligam o circuito.

DR, também chamado de disjuntor diferencial residual, corta a energia do circuito quando percebe, pelos seus sensores, alguma diferença de corrente. Por exemplo, se um fio está desencapado e uma pessoa leva um choque, parte da corrente “fugiu” para o corpo da pessoa. O DR, sentindo essa fuga, corta a energia desse circuito, interrompendo o choque imediatamente.

Apesar de mais caro que o DTM, o DR é o mais seguro e eficiente. Os seus sensores não precisam esperar que a corrente excedente gere calor, tendo então uma ação mais rápida.

O que se deve fazer para garantir o bom funcionamento dos equipamentos?

Se a sua chave cai ao ligar dois eletrodomésticos, é um sinal de que está na hora de fazer algumas mudanças. O que acontece é que o tempo de vida médio de um disjuntor é de cerca de 10 anos. Contudo, existem casas que mantêm o equipamento por muito mais tempo.

Mesmo em construções novas, é preciso ter ter um bom planejamento e saber escolher os seus fornecedores.

Seja uma obra recente ou antiga, o melhor método para manter o seu equipamento funcionando é realizar manutenções preventivas sempre que possível. Medidas corretivas são sempre mais caras e trabalhosas.

É também importante ressaltar que construções e reformas devem ser realizadas por profissionais capacitados, para diminuir a chance de erros.

Sem dúvida, o quadro elétrico e os disjuntores são mecanismos importantes para a sua residência. Por isso, tenha atenção na hora de escolher tanto os equipamentosquanto os profissionais que trabalharão na sua obra, já que isso vai garantir conforto, bem-estar e segurança para você e a sua família.

O que você achou deste post? Gostou? Então confira mais conteúdo interessante sobre Engenharia Elétrica aqui no blog e no nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.