Qual é a importância da fiação subterrânea?

Vivemos rodeados por poluição, seja ela ambiental, sonora, visual… Diversas alternativas são pensadas e colocadas em prática, diariamente, para que possamos amenizar os efeitos poluentes e convivermos mais próximos a natureza ou com mais qualidade de vida.

Com relação a poluição visual, várias são as “manobras” utilizadas para reduzir o seu impacto. Hoje falaremos sobre a importância da fiação subterrânea com a instalação da rede elétrica no subsolo, que, além de não interferir na beleza natural das cidades, deixa a rede menos vulnerável em dias de temporais e outras adversidades.

 

As redes com instalação subterrânea, ainda, contam com a proteção anti quedas de árvores, acidentes de carro (que culminam em quedas de postes) e, de quebra, são menos suscetíveis a quedas de energia. Contudo, é importante ressaltar que este método de distribuição de energia também precisa de cuidados e manutenção constante para que não ocorram problemas.

Quando se trata de paisagismo, profissionais da área são unânimes quanto a importância da fiação subterrânea: trocar os postes por fios no subsolo é a saída. Esse tipo de fiação já está presente em diversas cidades ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Moradores de São Francisco do Sul, em Sa

nta Catarina, já convivem com essa realidade. O centro histórico da cidade passa por um processo onde cerca de 40 mil metros de fiação estão sendo enterrados ao longo de dois quilômetros.

A técnica está sendo colocada em prática com o objetivo de realçar a beleza da terceira cidade mais antiga do país e suas construções. Joinville, também em Santa Catarina, também trocou alguns postes pela fiação subterrânea. Em São Paulo e Rio de Janeiro a realidade é bastante concreta: há uma lei que obriga os serviços de empresas via cabo a enterrar 250km de cabos por ano.

Mesmo sendo mais cara, a rede elétrica subterrânea desprende menos gastos com manutenção e proporciona diferentes ganhos à população como aumento de segurança, diminuição de interferência em redes de telefonia móvel e, obviamente, poder conviver em um ambiente onde a natureza e as belezas não estejam cobertas por postes e fios, deve ser impagável!

Confira mais conteúdo interessante sobre Engenharia Elétrica aqui no blog ou no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.